escritos

escritos

segunda-feira, 6 de março de 2017

O quanto valemos

Já dizia meu sogro que se um homem tem dez reais no bolsa, ele vale exatamente dez reais. Eu achava aquilo um exagero, mas após ter ficado viúva e ter lidado diretamente com todas as contas da casa e também com certas pessoas, passei a dar razão a ele. Incrível como você só tem valor para outra pessoa se tiver algo material a oferecer. Já fiquei muito triste com isso, mas hoje tirei lições de algumas situações que vivi.
Enquanto eu andava livremente para todo canto, enquanto podia ir para festas de aniversário, jantares, praias e tudo o mais que o social exige, meu aniversário, dia das mães, dia da mulher, natal, ano novo, dia do amigo e qualquer outra data comemorativa era lembrada. Mas a partir do momento em que não pude mais acompanhar essa rotina e tive que ficar mais tempo recolhida em casa, as pessoas sumiram... somente ficaram perto de mim ou querendo saber como eu estava me sentindo aquelas que realmente gostam de mim independente do quanto tenho no bolso. Mas tudo isso serviu para que eu aprendesse algumas coisas;
1. todo mundo tem afazeres e as pessoas não vão largar suas rotinas para ligar perguntando como você está e muito menos vão tirar um tempo para lhe fazer uma visita. Isso é a mais oura verdade, sair da rotina é complicado demais para a maioria dos seres humanos, por isso não espere por elas.  
2. existem pessoas que se destacam no meio de tanta correria por parar um pouco e mandar uma mensagem de ânimo, uma ligação ou até uma visita. 
3. se você fizer ou disser algo que vá de encontro ao que as pessoas pensam as chances de você ficar isolado são maiores, ainda que seus gestos sejam bons para você e lhe façam feliz, além de não machucar ninguém. 
4. não espere nada de ninguém, mas não se martirize por isso, não se faça de vítima; o que você ganhar é bônus. Se você se vitimizar, as chances de ficar falando sozinho aumentam.
5. agradeça pelo que você tem e pelas pessoas que estão com você. Muitas vezes elas abdicam de projetos e vontades próprias para lhe ver feliz e não é justo ficar sobrecarregando-as com manhas e vontades absurdas, então, faça tudo de modo justo e coerente. 
6. identifique, dentro do seu mundo, da sua rotina, da sua casa, aquilo que lhe faz bem e tente reproduzir sempre, especialmente naqueles momentos em que a tristeza bate (ela vai bater uma hora). Não se deixe abater demais por sentimentos tristes. Viva aquele momento, chore o que tem que chorar, mas não viva chorando. Cada momento tem sua importância, sejam eles alegres ou tristes. Saber viver cada um é que faz a diferença e lhe dá mais experiência. 
7. NÃO ESPERE NADA DE NINGUÉM. Assim, o que vier de bom será lucro e o que não for bom não lhe atingirá, simplesmente porque você não está esperando que ninguém faça nada. 
Não sou a pessoa mais sábia do mundo, não sou guru nem aconselhadora. Mas gosto de partilhar o que penso e o que sinto, pois vai ver alguém precisa ler ou ouvir exatamente aquilo que estou dizendo, né? Aí já ganho o dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário