escritos

escritos

quinta-feira, 16 de março de 2017

Das voltas que a vida dá

          A vida é um ciclo onde aquele local, aquele momento que já vivemos, pode voltar a ser vivido a qualquer momento. São fases, mas fases que circundam a nós e se formos um pouco atentos podemos perceber quando isso acontece. É um fenômeno que nos dá a oportunidade de melhorar, pois a partir do instante em que voltamos a viver aquela situação, podemos melhorá-la, consertá-la, corrigi-la. 
          Estava em meu escritório lendo a bíblia, vendo alguns trechos sugeridos bastante interessantes e de repente me vi novamente na casa da minha avó, onde passe uma parte de minha infância. Incrível com eu me senti lá, com o mesmo cheiro, a mesma luz, a mesma calmaria que a rua dela tinha naquela época. E não foi a primeira vez que senti isso e sempre que acontece, procuro ver o que está faltando eu fazer para me sentir bem. Não que hoje eu me sentisse mal, mas novamente fiz uma reflexão sobre como estava minha vó, por exemplo. É meio complicado de explicar, mas espero conseguir. 
          Às vezes algumas situações nos põem em contato com os nossos, com o nosso passado ou com algum problema ou momento feliz. Uma palavra, uma conversa, uma fala consegue nos conduzir até aquela lembrança de algo que muitas vezes está mal resolvido. Não necessariamente nos traz más lembranças, mas pode nos dar o privilégio de nos sentir bem de novo, como um momento vivido de felicidade e de paz. É nessas horas que devemos aproveitar esse ensejo e fazer uma avaliação de como estamos em relação ao que lembramos. Será que falei tudo o que queria falar naquele momento? Será que eu agi de maneira correta com aquela pessoa? Eu poderia ter vivido melhor aquela situação? Magoei alguém naquela ocasião?
          É tudo como um flashback, como um filme rápido que nos traz sensações de toda ordem. Colocamos-nos de novo ali, naquele dia, naquela hora para podermos analisar e ver se realmente vivemos corretamente, se agimos de modo digno ou se poderíamos fazer melhor. Aproveitemos essas sugestões do tempo para nos melhorar. Pensemos no que fizemos de certo para continuar fazendo mas não deixemos de lembrar do que erramos, para que possamos consertar enquanto ainda é tempo. Um dia, aquela(s) pessoa(s) que estava(m) lá conosco pode(m) não estar mais e não teremos mais a oportunidade de nos corrigir diante dela(s). 
          Então, prestemos atenção a cada dia, a cada gesto, a cada palavra. Vejamos se magoamos alguém, se realmente precisava ter falado daquele jeito ou se poderíamos ter agido de modo mais sutil, mais educado. Se vivermos muitas situações de modo errado, teremos que nos corrigir muito mais vezes e perderemos um tempo precioso, que poderia estar sendo utilizado para fazer o bem. Não ajamos com grosseria, pensemos que aquela agressão pode se voltar um dia contra nós e não vamos gostar. 
          Na dúvida, siga a dica: somente faça ao outro aquilo que você gostaria que fizessem com você. Peça perdão quando necessário, fale brandamente com quem esbraveja, não copie o mau exemplo. Quem faz o errado se desconcerta diante do certo e perde forças para continuar errando. Não se combate violência com violência, rancor com rancor. Combate-se a antipatia com simpatia, a grosseria com bons modos, a raiva com amor, a ignorância com paciência. Aproveitemos essas voltas que a vida dá para sermos melhores, fazendo o certo seremos melhores, indubitavelmente. Desse modo as chances de acertar aumentarão significativamente e a vida se tornará bem mais leve, fácil de ser vivida e feliz.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário